Coréia do Sul vence a grande favorita do torneio por 3 a 2

O beisebol cubano sofreu neste sábado simplesmente a maior derrota de sua história olímpica ao perder por 3 a 2 para a Coréia do Sul na grande final do torneio em Pequim. E Cuba sai assim pela porta dos fundos, já que esta foi a última participação do esporte em Olimpíadas.
Desde que o beisebol passou a fazer parte do programa dos Jogos em 1992, Cuba conseguiu três ouros (Barcelona, Atlanta e Atenas) e com este resultado, soma duas pratas (Sydney), um grande histórico. Os cubanos não esperavam sair de Pequim com o segundo lugar no pódio, mas uma análise da Coréia nestes Jogos mostra que a equipe fez uma grande competição ao terminar com nove vitórias de maneira invicta.
Antes desta partida, os Estados Unidos venceram o Japão por 8 a 4 e ficaram com a medalha de bronze.
Cubanos avançam invictos no beisebol
Torneio continua segunda com Cuba enfrentando a seleção da Holanda
Um dia após vencer a seleção americana, o time cubano de beisebol segue impecável em sua campanha nos Jogos de Pequim.
Neste sábado, Cuba derrotou a seleção de Formosa por 1-0, em partida válida pela quarta rodada da competição. Com o resultado, Cuba mantém sua invencibilidade com quatro vitórias no grupo único que disputa o torneio.
Já os Estados Unidos venceram o Canadá por 5-4 em uma partida apertada, disputada neste sábado no Wukesong Baseball Field. A seleção americana chegou a estar perdendo por 4x0, no terceiro inn, mas conseguiu uma boa recuperação na etapa seguinte e virou o jogo em 5x4. Próxima rodada será na segunda feira, com Formosa enfrentando a Coréia e Cuba pegando a Holanda. Na outra ponta jogam Canadá contra Japão e os Estados Unidfos enfrentam a China.
Resultados da rodada:
Estados Unidos 5x 4 Canadá
Cuba 1 x 0 Formosa
Holanda 6 x 2 China
Japão 0 x 0 Coréia
Cuba vence Estados Unidos no clássico do beisebol mundial em Pequim
Tricampeã olímpica mantém liderança invicta nas Olimpíadas
Será que os Estados Unidos ainda têm a melhor equipe de beisebol do mundo? A história está mostrando que não. Na madrugada desta sexta-feira, Cuba reforçou com a terceira vitória seu caminho rumo ao tetracampeonato olímpico – venceu em Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Atenas (2004) – após derrotar o time americano por 5 a 4.
Com o resultado, os cubanos mantiveram a liderança invicta da competição. Já os americanos, medalhistas de ouro nos Jogos de Sydney -2000, que somam uma vitória e duas derrotas – também perderam para a Coréia do Sul na estréia em Pequim – estão em penúltimo lugar, na sétima colocação.
A próxima rodada do beisebol olímpico será realizada a partir de sexta-feira, com a partida entre Estados Unidos e Canadá, a partir de 23h30 (horário de Brasília). Já Cuba voltará a competir na madrugada de sábado, à 0h30, contra Formosa.
Outros resultados do dia:
China 8 x 7 Formosa
Coréia do Sul 1 x 0 Canadá
Japão 6 x 0 Holanda
Cuba segue imbatível no beisebol
Equipe vence o Canadá e assume a liderança isolada da competição
Cuba, campeã do torneio olímpico dos Jogos de 2004, em Atenas, conseguiu um importante resultado nesta quinta-feira diante do time do Canadá. A vitória por 7 a 6 foi dramática e conseguida no fim do jogo. Os cubanos lideram a competição com duas vitórias em dois jogos.
Outras duas partidas foram disputadas nesta quinta. Os Estados Unidos venceram a Holanda por 7 a 0, e o Japão passou por Formosa por 6 a 1. A partida entre China e Coréia do Sul, que era para ter acontecido também, foi adiada para domingo por causa das fortes chuvas que caíram na cidade de Pequim.
Cuba lidera com duas vitórias, seguida de Estados Unidos, Formosa, Canadá, Coréia do Sul (jogo a menos) e Japão, todos com uma vitória e uma derrota. A Holanda é a lanterna com duas derrotas. China perdeu um jogo, mas ainda tem o confronto contra os sul-coreanos para realizar.
Beisebol começa com vitória expressiva do Canadá sobre a anfitriã China
Outro destaque foi o triunfo da Coréia do Sul sobre os Estados Unidos
A disputa pela medalha de ouro no beisebol começou nesta quarta-feira. Quatro jogos marcaram a abertura da competição nas Olimpíadas de Pequim. Destaque para a vitória de 10 a 0 do Canadá sobre a China e da Coréia do Sul por 8 a 7 nos Estados Unidos. As próximas partidas acontecem nesta quinta-feira.
Confira os resultados da primeira rodada:
Formosa 5 x 0 Holanda
China 0 x 10 Canadá
Coréia do Sul 8 x 7 EUA
Cuba 4 x 2 Japão
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL722296-9823,00.html
Cada equipe ataca e defende alternadamente. A equipe que defende entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o rebatedor (ou batedor). Todos os jogadores da equipa atuam como batedores, um por vez, numa seqüência estabelecida pelo técnico antes do início da partida - a ordem de batimento ou escalação (lineup). A partida é disputada em nove entradas (innings). Uma entrada é formada por um turno de ataque e um de defesa, para cada equipe. A equipe visitante tem o direito de começar o ataque. A mudança acontece quando a equipe que está defendendo consegue eliminar três atacantes adversários (batedores e/ou corredores). Não existem empates. Se ao final das nove entradas o jogo estiver empatado, entradas extras vão sendo acrescentados até o desempate. Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele para naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado de corredor e continua na tentativa de completar as bases. Uma equipe consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. A corrida para as bases começa logo quando o batedor devolve a bola arremessada pelo arremessador (pitcher) dentro da área de jogo. O batedor corre até que um defensor consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto as bases. Também se anota uma corrida quando o batedor manda a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores em base, eles também anotam. Um batedor é eliminado quando o arremessador lança três bolas correctamente e ele não as consegue bater. Strike é o arremesso que chega ao batedor no espaço entre o joelho e as axilas, com uma largura de 48,18 centímetros (correspondente à home plate), formando assim um retângulo imaginário chamado de zona de strike. Quatro bolas fora da zona, ou uma bola que atinge o batedor, colocam o batedor automaticamente na primeira base — base por bolas, também chamado de walk. O batedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão; quando os defensores conseguem chegar à base em disputa com a bola, antes do atacante; ou quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base. Um corredor nas bases é eliminado quando uma bola batida o atinge; quando, deixando sua base, a bola batida é pegada antes de cair ao chão, e os defensores conseguem chegar à mesma base com a bola antes que o corredor volte. Home run é o nome da jogada em que o batedor bate a bola para fora dos limites do campo e consegue completar as quatro bases na mesma jogada. Called game é quando o jogo termina se a diferença for de quinze corridas na quinta entrada ou de dez pontos na sétima entrada.
Taco e bola usados em um jogo de beisebol.
Vídeo:
- http://www.youtube.com/watch?v=aHVsFU4sSho (em inglês)
CONCLUSÃO
O beisebol nas Olimpíadas não tem participação brasileira, dificultando assim a pesquisa, pois tivemos que comentar sobre os participantes restantes. O trabalho foi interessante, porém difícil por depender da internet e do computador; alguns componentes entraram mais vezes e outros tiveram problemas com a internet e dias de encontro, mas todos participaram. Nossa opinião é que o trabalho foi dinâmico e criativo. Aprendemos mais sobre os esportes olímpicos e os acompanhamos diariamente. Achamos que atingimos os objetivos propostos pelo professor, deixando o trabalho completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário