História
O boxe é um dos esportes mais antigos, com registros que chegam ao ano 4.000 a.C., tanto no Egito como no Oriente. Nos Jogos da Grécia Antiga já existia como esporte, a partir do ano 688 a.C., na 23ª Olimpíada. Na antiga Roma, os lutadores utilizavam os "cestus" (protetores metálicos para as mãos) com pregos espetados que chegavam até mesmo a provocar a morte do adversário.
Os gregos e romanos praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos ou de simples diversão .Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador .Quando ressurgiram as Olimpíadas da Era Moderna, o COI não admitia a inclusão do boxe por não achar o desporto condizente com o clima de confraternização entre os atletas.O boxe foi incluído como demonstração na Olimpíada de 1912 em Estocolmo, só se tornando um desporto olímpico moderno na Olimpíada de 1920 em Antuérpia.
O que é ?
Boxe é uma arte de ataque e defesa pelo uso dos punhos, que é modernamente chamado de Pugilismo, embora a palavra se origine do latin Pugil "Lutador com Cestus" (que significa conjunto de correias de couro e placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos na Grécia antiga) ou"pugillus que indica o" punho fechado, em forma de soco". A palavra Boxe vem do verbo Inglês "to box" que significa "bater", ou "bater com os punhos", dito a 1000 a 1850 anos d.c. na Inglaterra e nos USA de 1850 a 1920. E difundido pelo resto do mundo a partir de 1920, aproximadamente. Atualmente, seu significado popular é "luta com os punhos", nos clubes e academias de práticas esportivas.
Regras
Há diferenças entre as regras do boxe amador (olímpico) e as do boxe profissional.
Para vencer, deve-se nocautear o adversário ou somar mais pontos. Para conquistar pontos, o pugilista tem de acertar a frente ou a lateral da cabeça ou o torso corporal do seu rival. A contagem dos pontos é feita por um grupo de cinco juízes.
No boxe profissional são 10 a 12 round, já nas olimpíadas que é o boxe amador, são apenas 4 rounds de 2 minutos cada. outra diferença entre o boxe profissional e amador é que os profissionais não podem usar o protetor de cabeça, já os amadores são obrigados.Para conquistar pontos, o boxeador tem de acertar o torso corporal do seu rival ou a frente e a lateral da cabeça, golpes nos braços dos adversários não são válidos como pontos.Outras maneiras de vencer o adversário é nocauteando, isso ocorre quando o adversário leva também um golpe e é tocado na lona com qualquer parte do corpo, exceção dos pés. se o oponente segurar as cordas para não cair na lona ou cair fora do ringue, também será contado como um nocaute. Ao ocorrer um nocaute, o juiz que esta dentro do ringue deve fazer a contagem de 10 segundos, caso o não levante, será dado como derrotado. Mesmo se o lutador conseguir ficar em pé, o árbitro pode optar telo fim da luta caso ele perceba que o lutador não esteja mais em condições de lutar.O árbitro também pode declarar o fim da luta caso ele perceba que o oponente esta sendo muito espancado. A própria comissão técnica de um lutador pode jogar a toalha dentro do ringue, que significa desistência.As lutas são compostas por 5 árbitros, um deles fica dentro da lona.As faltas mais comuns são agarramentos, golpes abaixo da cintura, socos na nuca, socos de mão aberta e postura passiva. 2 avisos valem 1 advertência e 3 advertências equivalem a desqualificação do lutador.Também não é permitido golpear o lutador que estiver no chão. Quando um dos lutadores for ao chão, a luta deve ser parada.Proibido falar durante a luta, para evitar possíveis provocações.
Golpes
Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.
Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.
Cruzado Cross: Tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimeto com o braço esticado.
Upper: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
Hook ou gancho: Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultanto a defesa do oponente.
Difere do Cruzado pela distância que é aplicado (próximo e contornando a guarda adversária). O Hook termina seu movimento com o braço flexionado.
Knock Out : Knock Out ou nocaute ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar lutando. Seja por estar desmaiado, muito ferido ou visivelmente atordoado. Caso o lutador esteja nocauteado mas ainda esteja em pé, o juiz pode interromper a luta dando a vitória ao adversário.
Golpes baixos : são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdomen.
Modalidades
• Peso mosca-ligeiro (até 48 kg)
• Peso mosca (até 51 kg)
• Peso galo (até 54 kg)
• Peso pena (até 57 kg)
• Peso leve (até 60 kg)
• Peso meio-médio-ligeiro (até 64 kg)
• Peso meio-médio (até 69 kg)
• Peso médio (até 75 kg)
• Peso meio-pesado (até 81 kg)
• Peso pesado (até 91 kg)
• Peso super-pesado (acima de 91 kg)
Forças do Boxe
Historicamente, Cuba representa a maior potência do boxe nas olimpíadas. Sem a possibilidade de se profissionalizarem na ilha, os melhores pugilistas do país são aproveitados na modalidade e já produziram nomes como Teófilo Stevenson, tricampeão das Olimpíadas.Os EUA, apesar de perderem com freqüência atletas de grande potencial para o boxe profissional, são concorrentes fortes de Cuba e já competiram com Muhammad Ali, por exemplo. Os países do leste europeu, principalmente a Rússia, historicamente também colocam atletas no pódio.O Brasil busca terminar com um jejum que completará 40 anos nesse ano. A última medalha olímpica na modalidade veio com o bronze de Servílio de Oliveira, na Olimpíada da Cidade do México.
Depois de 32 anos , Cuba deixa uma Olimpíada sem ouro no Boxe
Uma das maiores potências do boxe, Cuba deixa os Jogos de Pequim sem nenhuma medalha de ouro da modalidade. Na última chance do país de conquistar um primeiro lugar no esporte, Carlos Suarez Banteaux foi derrotado por Bakhyt Sarsekbayev, do Cazaquistão, na categoria até 69 kg, por 18 a 9.
Brasil no Boxe de Pequim 2008 - estréia
O atleta Washington Silva venceu na estréia do Brasil no boxe nas Olimpíadas de Pequim 2008. O haitiano Azea Augustama perdeu de 6 a 2 para Silva, que avançou para as oitavas-de-final da categoria meio-pesado (até 81kg).A luta aconteceu no Ginásio dos Trabalhadores. No primeiro round, o brasileiro atacou mais do que Augustama, que não fez nenhum golpe contra o oponente. O segundo round, no entanto, foi mais dinâmico, mas o haitiano foi golpeado no contra-ataque. Silva fechou com 5 a 0.No final do terceiro round, Augustama reagiu e marcou dois pontos. Mas, no assalto final, o brasileiro venceu por 6 a 2 com um golpe na cabeça.A próxima luta de Washington Silva será no dia 14. Ele lutará contra Bastie Samir, de Gana, que derrotou o nigeriano Dauda Izobo, em luta interrompida pelo árbitro no terceiro assalto.
Brasil no Boxe de Pequim 2008 - fim
Os brasileiros Washington Silva e Paulo Carvalho foram eliminados no boxe e estão fora das Olimpíadas de Pequim. Os atletas eram os últimos representantes do país na modalidade e não conseguiram vaga nas semifinais.Com a derrota, o Brasil mantém um incômodo jejum de 40 anos sem medalha no boxe olímpico. A primeira e única medalha de bronze foi conquistada por Servílio de Oliveira nos jogos da Cidade do México em 1968.Washington Silva foi eliminado pelo irlandês Kenny Egan, na categoria até 81 kg, por 8 x 0. Nos primeiros assaltos o irlandês partiu para o ataque e construiu uma boa pontuação, e no final apenas administrou o resultado utilizando-se dos erros de Silva.Silva, até então, havia vencido o haitiano Azea Augustama por 6 a 2 e o ganês Bastie Samir por 9 a 7. Já Paulo Carvalho foi derrotado pelo cubano Yampier Hernandez, na categoria até 48 kg, por 21 a 6.
Conclusão
As nossas dificuldades foi de achar os resultados das lutas de boxe, de reunir o grupo em um lugar só, mais conseguimos nos comunicar pela internet, e mandar para uma que fosse postar as notícias, achamos muito interresante e gostamos muito desse esporte.
sábado, 16 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário