sábado, 16 de agosto de 2008

Pólo Aquático


Pólo aquático

Ficha
1ª aparição nos Jogos: 1900
Local: Parque Aquático Ying Tung
Federação Internacional: World Wide Swimming Sports Organisation (FINA)
Medalhas do Brasil
*0
*0
*0

Foi desenvolvido paralelamente na América do Norte e na Europa no século XIX e, atualmente, leva tem a forma mais influenciada pelas origens européias. Segundo as regras formuladas pelo norte-americano Harold Reeder, os competidores jogavam flutuando sobre barris, como se fossem cavalos, e acertavam a bola com tacos como no pólo.

Na Inglaterra, o esporte surgiu como uma versão aquática do rúgbi e evoluiu para semelhanças com o futebol - dois times de sete jogadores (sendo um goleiro), se enfrentam em uma piscina, disputando a posse da bola rumo ao gol adversário, sem poder tocar os pés no chão ou a mão na borda da piscina, por quatro quartos de sete minutos.

Forças: A Hungria representa a maior força da história do pólo aquático. O país é o atual bicampeão olímpico e chega a Pequim com o objetivo de manter a hegemonia no esporte.

No feminino, a Itália ficou com o ouro em Atenas. Outras forças do esporte são o Canadá, Estados Unidos e outros países europeus, como a Rússia. Para o Brasil, uma participação com passagem pela primeira fase já pode ser considerada uma boa campanha.

Provas: masculina
feminina

1º Dia: 10/08/08
"A seleção masculina de pólo aquático da Espanha, que em sua história é bicampeã mundial (1998 e 2001) e campeã olímpica (1996), começou bem a disputa das Olimpíadas de Pequim. Com uma boa ajuda de dois brasileiros naturalizados espanhóis, a equipe bateu o Canadá por 16 a 6, em partida válida pelo Grupo A do torneio.

Os irmãos Ricardo e Felipe Perrone chegaram a defender por oito anos a seleção brasileira, mas optaram por se naturalizarem espanhóis para conseguirem realizar o sonho de disputar uma Olimpíada.

O plano deu certo. Classificados para Pequim, eles ajudaram o time com três dos 16 gols do time na noite de sexta-feira: Ricardo, mais conhecido como Kiko, fez um gol em três arremessos; Felipe fez outros dois, em cinco tentados.

A Espanha foi melhor em todas as parciais da partida. No primeiro quarto, fechou em 5 a 2 e a partir daí manteve e aumentou a vantagem. Os brasileiros permaneceram na piscina por boa parte do jogo, uma vez que Kiko ficou entre os titulares por 24 minutos e Felipe por 28.

A próxima partida da Espanha acontece na segunda-feira, às 23h50. A equipe enfrenta a Austrália na segunda rodada do Grupo A.

Nas duas partidas seguintes, a atual bicampeã olímpica Hungria empatou com Montenegro em 10 a 10, com destaque para Mladjan Janovic, de Montenegro, que marcou quatro gols, e a Austrália bateu a Grécia por 12 a 8.

Três partidas completaram a rodada, todas pelo Grupo B. Num embate direto do quadro de medalhas, os Estados Unidos venceram a China por 8 a 4. Já a Croácia bateu a seleção italiana por 11 a 7 e a Sérvia confirmou o favoritismo diante da Alemanha com uma vitória por 11 a 7."


2º Dia: 11/08/08
Estréia o Pólo Aquático Feminino:
"Na partida mais aguardada da primeira rodada do pólo aquático feminino, a atual campeã olímpica Itália teve dificuldades para vencer a Rússia, que ganhou a Liga Mundial da modalidade, em março deste ano. A vitória por 9 a 8 veio apenas no quarto e último período do jogo.

O equilíbrio marcou a disputa no primeiro período. As russas marcavam e as italianas respondiam. No final, empate por 3 a 3. Com uma defesa melhor no segundo período, a Rússia levou apenas um gol e terminou o primeiro tempo vencendo por 5 a 4.

Atrás no placar, a Itália voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu abrir vantagem no terceiro quarto de 3 a 2, empatando o jogo em 7 a 7. No último período, as italianas defenderam e atacaram melhor, segurando a vantagem de 2 a 1 até o final da partida.

No jogo que antecedeu o confronto entre russas e italianas, a Hungria passou pela Holanda por 11 a 9 também em uma partida equilibrada. As holandesas voltaram a disputar a modalidade após ficarem fora das Olimpíadas de Atenas-2004.

A categoria feminina do pólo aquático é nova em Olimpíadas. Começou a ser disputada nos Jogos de Sydney-2000, onde a anfitriã Austrália se tornou a primeira campeã ao vencer os Estado Unidos. A Rússia foi a terceira colocada. Em Atenas-2004, a Itália conquistou o lugar mais alto do pódio, derrotando a Grécia na final por 10 a 9."

3º Dia: 12/08/08
"Os irmãos brasileiros Ricardo e Felipe Perrone marcaram um gol cada e ajudaram a seleção espanhola de pólo aquático a vencer a Austrália nesta terça-feira por 9 a 8, na segunda vitória dos espanhóis no Grupo A da competição. Em outra partida do grupo, Montenegro passou com facilidade pela seleção do Canadá, aplicando 12 a 0.

Os irmãos Perrone, que chegaram a defender por oito anos a seleção brasileira, optaram pela cidadania espanhola para realizarem o sonho de disputar uma Olimpíada.

A Espanha é uma das poucas seleções nos Jogos de Pequim a ameaçar a supremacia dos países do Leste Europeu na modalidade, que tem como favorita a Hungria, atual bicampeã olímpica, além das equipes da Sérvia e de Montenegro, campeã européia em julho.

Ao contrário das duas primeiras partidas desta terça-feira do pólo aquático masculino em Pequim, a atual bicampeã olímpica Hungria massacrou a Grécia por 17 a 6. Os gregos, que nunca subiram ao pódio olímpico na modalidade, não tiveram nenhuma chance ante os húngaros.
No primeiro período, a Hungria já vencia por 7 a 2. A Grécia conseguiu equilibrar no segundo quarto, seu melhor em toda partida. A parcial foi de 2 a 2, mantendo a vantagem de cinco gols dos húngaros ao final do primeiro tempo.

No início do segundo tempo, a Hungria mostrou porque é a principal força do pólo aquático masculino no momento e fechou o terceiro período em 4 a 1, placar que se repetiu no último quarto.

O destaque do time húngaro foi Peter Biros, que marcou quatro gols nos quatro arremessos que fez no jogo. Tibor Benedek foi outro atleta da Hungria que conseguiu terminar a partida com 100% nos arremessos, marcando três gols.

Os EUA encontraram dificuldades para vencerem o jogo contra a Itália. O destaque dos Estados Unidos no jogo foi Jeffrey Powers, que marcou três gols em três arremessos tentados.
A vitória foi de 12 a 11."

4º Dia: 13/08/08

"Em jogo válido pelo Grupo B do pólo aquático feminino, Austrália e Hungria empataram por 7 a 7 e se mantiveram na liderança da chave. Com o resultado, tanto australianas quanto húngaras se garantiram na próxima fase da modalidade.
O equilíbrio defensivo marcou o primeiro tempo do primeiro jogo da rodada desta quarta-feira. Ambas as equipes marcaram apenas um gol em cada período e terminaram a etapa inicial em 2 a 2. No segundo tempo, a Austrália voltou um pouco melhor e abriu vantagem de 2 a 1 no final do terceiro período.

Em desvantagem no placar no começo do quarto e último período, a Hungria não se intimidou e partiu para o ataque. O jogo ganhou em número de gols e no final, com a vitória no período por 4 a 3, as húngaras conseguiram igualar o marcador e garantir a passagem à próxima fase da competição ao lado das australianas.

Na partida seguinte, válida pelo grupo B, a Holanda se recuperou da derrota para a Hungria na estréia e venceu a Grécia por 9 a 6. Com o resultado, as holandesas ainda têm chances de avançarem na competição. Já a Grécia, com a segunda derrota, se complicou.

Mais dois jogos equilibrados fecharam a segunda rodada da modalidade nesta quarta-feira, em Pequim. O primeiro deles foi um duelo entre a atual campeã olímpica, Itália, e a atual campeã mundial, os Estados Unidos.

Assim como Hungria e Austrália, norte-americanas e italianas empataram e também garantiram vaga antecipada à próxima fase da competição. A Itália começou melhor e abriu 2 a 0 no primeiro quarto. Já no segundo, os Estados Unidos apostaram em um jogo mais ofensivo e levaram a melhor por 4 a 2.

No segundo tempo, as duas equipes se revezeram no comando do placar. O empate no primeiro tempo se manteve no segundo, com o terceiro quarto terminando em 2 a 2 e o quarto e último em 3 a 3. No final, EUA 9x9 Itália.

Na partida que encerrou a rodada, a China voltou a surpreender. Após perder por apenas um gol de diferença para as norte-americanas na estréia (12 a 11), as Chinesas venceram a Rússia, que conquistou o bronze na modalidade nos últimos Jogos Olímpicos, em Atenas-2004.

As anfitriãs começaram bem o jogo e venceram o primeiro período por 3 a 2. Mas nos quartos seguintes, a Rússia mostrou que é uma das forças no pólo aquático feminino e venceu o segundo e o terceiro período por 5 a 4 e 3 a 1, respectivamente.

Apoiadas pela torcida, que lotou o Centro de Natação Ying Tung, em Pequim, as chinesas partiram pra cima das russas. Em uma recuperação impressionante, a China fez 5 a 1 no quarto e 13 a 11 na partida e se manteve viva na disputa por uma vaga na outra fase."

5º Dia: 14/08/08
"Favorita para a conquista de sua terceira medalha de ouro consecutiva nos Jogos Olímpicos, a equipe de pólo aquático da Hungria bateu a Espanha por 8 a 5 nesta quarta-feira e seguiu invicta no Grupo A. Além da atual campeã olímpica, o grupo tem a equipe de Montenegro, campeã européia em julho deste ano.
Em Pequim, a Hungria pode repetir o tricampeonato olímpico conquistado pelo Reino Unido há quase 90 anos - com o ouro nas Olimpíadas de Londres-1908, Estocolmo-1912 e Antuérpia-1920 (em 1916, não houve edição de Jogos Olímpicos) -, feito que segue inigualado até hoje.
O time da Espanha, terceiro colocado no último Mundial, que conta com os irmãos brasileiros Ricardo e Felipe Perrone, estava invicto na competição até o confronto.

No sábado, a Hungria enfrenta a Austrália, no penúltimo jogo do grupo. Os astraulianos venceram a pior equipe da competição nesta rodada, o Canadá. Apesar de fazer oito gols na equipe mais vazada da modalidade, a Austrália tomou cinco dos canadenses, que têm também o pior ataque. A Espanha pega Montenegro, invicta na competição até o momento, e que passou nesta quinta pela Grécia por 10 a 6.

Pelo Grupo B, a Sérvia, atual campeã mundial, venceu os Estados Unidos por 4 a 2 e ocupa o segundo lugar. A primeira posição é da Croácia, que goleou a Alemanha por 13 a 5 e chegou a um saldo positivo de 15 gols na competição. Na outra partida que fechou a rodada da chave, a Itália massacrou a China por 17 a 6 e conquistou a primeira vitória nos Jogos Olímpicos - havia sido derrotada para Croácia e Estados Unidos anteriormente."

6º Dia: 15/08/08
"Com uma virada no último quarto, a seleção italiana feminina de pólo aquático, atual campeã olímpica, bateu nesta sexta-feira a China por 10 a 9 e classificou-se na segunda posição do Grupo A para as quartas-de-final. A equipe chinesa, terceira colocada, ficou com a segunda vaga do grupo, já que o time dos Estados Unidos está pré-qualificado para a semifinal, após terminar a primeira fase na liderança.

Até o início do último quarto, o jogo seguia empatado em 8 a 8, após as chinesas terem revertido um placar desfavorável de 6 a 4. Aos 17 segundos, o time chinês passou à frente no marcador, com um gol de Yating Sun. Mas a vantagem durou pouco mais de um minuto, pois Silvia Bosurgi empatou para a Itália, faltando 6min40 para o encerramento.

O gol da vitória da Itália veio a 4min47 do fim, com Elisa Casanova, que selou os dois pontos para as italianas e garantiu a classificação da equipe às quartas-de-final. Foi a primeira derrota das chinesas em três jogos no torneio, enquanto que a Itália segue invicta.

Nas outras partidas desta sexta-feira, os Estados Unidos venceram a Rússia por 12 a 7 e enfrentam na semifinal a seleção vencedora do confronto entre China e Austrália. O time australiano conseguiu uma vitória apertada por 10 a 9 sobre a Holanda e terminou a primeira fase na segunda posição do Grupo B. A liderança ficou com a Hungria, que bateu a Grécia por 10 a 4 e espera na semifinal pelo vencedor de Itália e Holanda.

Os confrontos de quartas-de-final do torneio olímpico feminino de pólo aquático acontecem a partir das 03h30(horário de Brasília) de sábado
A Holanda empatou com a Itália em 8x8 e passou para as semi-finais e enfrentará a Hungria.

Pelas semi-finais os EUA venceu a Austrália por 9x8 e passou para a final e a Holanda derrotou a Hungria por 7x8 e também passou.

Na decisão de 5ºe 6º lugar, a China venceu a Itália por 10x7 e ficou com o 5ºlugar.
Na decisão pelo bronze à Austrália empatou com a Hungria em 9x9 e ficou com a medalha.
E na final a Holanda venceu os EUA por 9x8, ficando com o ouro.

Último dia do Pólo Feminino: Dia 21/08/08
A seleção feminina de pólo aquático da Holanda conquistou nesta quinta-feira a primeira medalha de ouro do país na modalidade, com uma vitória por 9 a 8 sobre os Estados Unidos. Autora de sete gols na partida, a holandesa Danielle de Bruijn foi a principal responsável pela terceira derrota consecutiva das norte-americanas em finais olímpicas.



Último Dia - 24/08/08
A seleção húngara masculina de pólo aquático chegou ao tricampeonato olímpico neste domingo com uma vitória por 14 a 10 na final contra os Estados Unidos. Após o segundo lugar em Los Angeles-1984 e Seul-1988, o time norte-americano volta a conquistar a medalha de prata depois de vinte anos, mas segue sem o ouro na modalidade.


Conclusão: Não foi difícil fazer o trabalho, pois haviam várias fontes de pesquisa. Todo o grupo colaborou mandando pesquisas e resultados dos jogos. Pena que a seleção brasileira feminina não se classificou para disputar o ouro em Pequim. Foi melhor fazer o trabalho assim, pois todos podem vê-lo e aprender com ele e nós também podemos ver o trabalho dos outros e aprender. E talvez as nossas seleções de pólo aquático estejam em Londres disputando o ouro.

Nenhum comentário: