quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Handball

-Músculos e articulações utilizadas no handebol:



Feminino:
Alessandra
Alexandra
Aline
Ana Paula
Chana
Daly
Dani Piedade
Dara
Darly
Deonise
Duda Amorim
Lucila
Pará
Viviane Jacques







Brasil perde para Polônia no Handebol masculino.


PEQUIM (AFP) — O Brasil perdeu para a Polônia por 28-25 em uma disputada partida realizada nesta quinta-feira pelo torneio de handebol masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Os time brasileiro começou bem e logo abriu uma vantagem de três gols (9-6), que manteve até os últimos minutos da primeira etapa, quando a Polônia colocou seus melhores homens na quadra e empatou o jogo (14-14). Porém, o Brasil marcou mais um gol e terminou em vantagem (15-14).
No segundo tempo, o Brasil voltou com força e abriu novamente três de vantagem (17-14), com o goleiro Maik fazendo três defesas espetaculares e a trave ajudando os brasileiros.
A 20 minutos do fim, os brasileiros abriram uma vantagem de quatro gols (19-15), mas a Polônia reagiu e reduziu a diferença para apenas um (19-18) e empatou (20-20), a menos de 13 minutos do final.


















HISTÓRICO

O handball nasceu de um jogo criado pelo professor de ginástica berlinense, Max Heiser, ele criou um jogo ao ar livre para as operárias da fábrica da Siemens. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz alterou o nome da modalidade para "handball" e reformulou o jogo, utilizando regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, para 11 jogadores. Nesse esporte o domínio sempre foi dos Europeus, a única seleção a quebrar esse domínio foi a seleção da Coréia do Sul que venceu no feminino nos anos de 1988 (Seul) e em 1992 (Barcelona). Em Sydney-2000, a Europa mostrou sua força no handebol e garantiu todas as medalhas da competição. No feminino, a Dinamarca passou por cima do favoritismo da Noruega, campeã mundial e européia, e conquistou o bicampeonato olímpico, vencendo a Hungria na final por 31 a 27. No masculino, a Rússia surpreendeu os favoritos suecos, vencendo a final contra os escandinavos por 26 a 22. O bronze ficou com a tradicional Espanha.


-REGRAS

Atualmente o jogo é realizado em uma quadra de 4o metros por 2o metros e o objetivo é colocar a bola dentro de um gol que mede 3 metros de largura por 2 metros de altura. Cada time conta com 12 jogadores, dos quais sete podem ficar na quadra. Desses jogadores, seis jogadores jogam na linha e um é o goleiro, que além de defender a sua meta, pode atuar como um jogador de linha, como no futebol. A bola é arremessada com muita força e os goleiros têm de ter bons reflexos.


-TERMOS

Árbitros - os dois árbitros atuam em conjunto nos lances de defesa e ataque de ambos os times. Eles agem em cooperação e suporte mútuo e observam, além do foco do jogo, todos os outros jogadores.

Área de gol - fica entre a linha de fundo e a linha de 6 metros. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não estará sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário.

Arremesso de entrada - utilizado na lateral da quadra para reiniciar a partida depois de a bola ter saído pelas linhas laterais.

Arremesso de saída - arremesso feito da linha central, utilizado para reiniciar o jogo.

Bola ao chão - é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração às regras.

Cartão amarelo - serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma infração o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.

Cartão vermelho (ou desqualificação) - o jogador que receber o cartão vermelho deve retirar-se da quadra, não podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar para a partida. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe com outro jogador. O jogador que receber a quarta punição de dois minutos é automaticamente desqualificado.

Cronometrista - é quem controla o tempo da partida, também sentado à mesa de arbitragem. Possui um cronômetro que deve ser paralisado toda vez que os juízes ou os técnicos dos times assim solicitarem. Também é sua função cronometrar os lances de dois minutos, sendo ele o responsável pela volta do atleta ao jogo.

Dois minutos - punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos. A punição é geralmente aplicada à faltas desnecessárias e substituições incorretas.

Escanteio - o lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro tenha tocado na bola). É executado no ponto de intersecção entre a linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola saiu.

Exclusão - recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de agressão física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos.

Fundo central - um jogador central que atua no meio da quadra. Ele coordena o ataque e a defesa de sua equipe ou tenta penetrar na defesa do time adversário.

Gol - o gol só vale se a bola ultrapassar inteiramente a linha, por dentro da baliza.

Goleiro - é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra. O goleiro também é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área, fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha).

Lance de sete metros - ocorre após a execução de uma falta grave sobre o adversário. No momento da cobrança, os jogadores de defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de nove metros. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de sete metros, não podendo invadi-la ou mover este pé.

Lance lateral - é ordenado quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado, o jogador deverá manter um pé sobre a linha e o outro fora da quadra. Caso isto seja desrespeitado, o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança para a equipe adversária.

Lance livre - é ordenado nos casos de entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, tiros de meta e de sete metros; e atitude antidesportiva.

Linha do gol - a bola precisa passar por essa linha para ser validado o gol.Manejo da bola - é permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda de mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos; segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão; e dar o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.

Pivô - jogador que atua em volta da linha de seis metros.Tiro de meta - é ordenado quando a bola toca em um jogador da equipe que ataca ou no goleiro do time que defende e ultrapassa a linha de fundo. O tiro de meta é cobrado dentro da área do goleiro e só ele pode recolocar a bola em jogo.

Tiro de meta - é ordenado quando a bola toca em um jogador da equipe que ataca ou no goleiro do time que defende e ultrapassa a linha de fundo. O tiro de meta é cobrado dentro da área do goleiro e só ele pode recolocar a bola em jogo.

- Grupos de handebol masculino nas Olimpíadas de Pequim 2oo8:Grupo A:
* Brasil* China* Croácia* França* Polônia* Espanha
Grupo B:
* Dinamarca* Egito* Alemanha* Islândia* Rússia* Coréia do Sul


- Jogos do handebol masculino brasileiro nas Olimpíadas de Pequim 2008:

Fase preliminar:
10/8 - Brasil x França
12/8 - Brasil x Croácia
14/8 - Brasil x Polônia
16/8 - Brasil x China
18/8 - Brasil x Espanha

Quartas-de-final:
20/8 - A1 x B4 - Jogo 1
20/8 - A2 x B3 - Jogo 2
20/8 - A3 x B2 - Jogo 3
20/8 - A4 x B1 - Jogo 4

Semi-final:
22/8 - Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 3
22/8 - Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 4

Decisões de medalhas:
24/8 - Decisão da medalha de bronze
24/8 - Decisão da medalha de ouro


- Handebol feminino brasileiro nas Olimpíadas de Pequim 2008:

O torneio de handebol feminino nas Olimpíadas de Pequim 2008 será realizado de 9 a 23 de Agosto no Ginásio Centro de Esportivo Olímpico e Estádio Nacional Indoor. Assim como na competição masculina, 12 equipes serão dividias em 2 grupos, com as 4 melhores de cada grupo passando para as quartas-de-final. O handebol brasileiro feminino está no grupo B com Alemanha, Hungria, Rússia, Coréia do Sul e Suécia.

Grupo:Amanda.M,Bárbara Romaro,Beatriz Fávero,Carlos Massao,Gabriela Loiacone,Giovanna Prado, Jacqueline Oliveira e Joyce J.---8ºB

Nenhum comentário: