terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tênis de mesa

História do Tênis de mesa

Não se consegue definir com segurança a origem do tênis de mesa, sabendo-se, contudo, que tem seu embrião no “Larven-tênis” e que surgiu no princípio do século XIX, possivelmente no Oriente. Sua maior difusão encontra-se no Japão, de onde foi exportado para a Europa no século XX.

No início, o “pingue-pong”, denominação onomatopéica devido ao ruído da bola em contato com a mesa e a raquete no decorrer do jogo, era um simples passado tempo dos nobres, mas evoluiu rapidamente , tornando-se um esporte oficializado e praticado em todo mundo.

O jogo é disputado em uma mesa de 2,75 m de comprimento por 1,52 m de largura, dividida em duas partes iguais por uma rede de 15,24 cm de altura. O jogo consiste em fazer passar a bola por cima da rede uma pequena bola de celulose, impulsionada por raquete geralmente confeccionadas em maneira recoberta de borracha granulada ou borracha esponja ou ainda de substância semelhante.

O tênis de mesa somente foi oficializado no Brasil no ano de 1940, tendo se difundido muito rapidamente, existindo hoje, Federação especializadas em quase todos os Estados do Brasil. O primeiro grande titulo do Brasil aconteceu em 1961, no campeonato mundial de Pequim, foi vencedor o brasileiro Ubiracy Costa que derrotou o então campeão do mundo, o chinês Jung Kuo Iuan.

OLIMPÍADAS 2008 - CHINA (PEQUIM)



Notícia de 13/08

Apesar da derrota do Brasil, Hoyama comemora estréia
AFP
Entre os brasileiros, Hoyama foi o único vencedor
- O Brasil estreou com derrota no torneio por equipes do tênis de mesa nesta quarta-feira. Contudo, o veterano Hugo Hoyama comemorou sua vitória, a única dos brasileiros na disputa melhor-de-cinco com Taiwan.
"Entrei pensando em jogar meu jogo e atacar. Sabia que o adversário dava chance para isso. Acabou que minha estratégia deu certo. Não é todo dia que você entra tranqüilo, solto e ganha. Mas hoje deu tudo certo. Minha recepção e meu saque funcionaram bem. Foi ótimo vencer, individualmente falando, porque o meu adversário está entre os vinte primeiros do ranking", apontou Hoyama, que se recuperou de uma lesão no pé recentemente.
Thiago Monteiro caiu diante de Peng-Lung Chiang, enquanto Gustavo Tsuboi perdeu para Chih-Yuan Chuan. Em seguida, a dupla Monteiro/Tsuboi foi derrotada por Yen-Shu Chang e Peng-Lung Chiang.


Notícia 14/08

Na despedida de Hoyama, Brasil sofre terceira derrota

- Maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos com nove medalhas, o mesa-tenista Hugo Hoyama teve uma despedida olímpica amarga. Isto porque, nesta quinta-feira, a equipe brasileira sofreu sua terceira derrota nos Jogos de Pequim, desta vez para a Suécia por 3 a 0, e está eliminada da competição.
Nesta quinta-feira, Thiago Monteiro foi o primeiro a jogar. Atuando contra Par Gerell, principal atleta da Suécia, o brasileiro venceu os dois sets iniciais, mas no final foi derrotado por 3 a 2, com parciais de 6/11, 12/14, 13/11, 13/11 e 11/4.
Por fim, nas duplas, Hoyama e Thiago Monteiro acabaram derrotados por Gerell e Jorgen Persson, por três sets seguidos, com parciais de 11/7, 12/10 e 11/8.
Não deu , mas valeu a pena todo esforço !

Notícia 18/08

Brasileira Mariany Nonaka é eliminada em sua primeira partida

- Nesta segunda-feira, brasileira Mariany Nonaka acabou eliminada em sua primeira partida pela chave de simples do torneio feminino de tênis de mesa.


Notícia 23/08

Chineses garantem quarta medalha de ouro no tênis de mesa

- A China garantiu sua quarta medalha de ouro no tênis de mesa nos Jogos de Pequim neste sábado. Isto porque, os dois finalistas da chave de simples masculina são do país-sede das Olimpíadas.

QUADRO DE MEDALHAS TÊNIS DE MESA INDIVIDUAL

Resultados: Tênis de mesa simples (M) - Finais - 23 ago. 09:30 BRT
Lin,Ma Ouro
Hao,Wang Prata
Liqin,Wang Bronze

Tênis de mesa simples (F) - Finais - 22 ago. 09:30 BRT
Yining,Zhang Ouro
Nan,Wang Prata
Yue,Guo Bronze

ps : TODOS CHINESES !

Nenhum comentário: