quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Levantamento de Peso

História - A disputa para saber quem é o mais forte sempre foi uma prática comum. Antigamente, o levantamento de peso era uma modalidade bastante praticada no Egito e na Grécia, mas a ascensão do esporte, contudo, aconteceu na segunda metade do século 19. Em 1891 foi disputado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, em Londres, com a presença de sete competidores de seis países diferentes. O crescimento do esporte era tão grande que esteve presente em 1886, na primeira edição das Olimpíadas nos tempos modernos.
A evolução do levantamento de peso continuou, sobretudo, graças ao aumento da participação de mulheres. Áustria, Alemanha e França eram as principais forças da modalidade no final do século 19 e início do 20. A hegemonia passou depois às mãos do Egito e dos Estados Unidos, mas na década de 50 o controle do esporte foi da União Soviética, que tinha como maior adversário a Bulgária. A disputa particular entre as duas nações seguiu até a década de 90, quando Turquia, Grécia e China insurgiram como as novas forças do levantamento de peso.

Forma de disputa - Cada atleta determina a quantia que acha capaz de levantar e, depois de montada a barra, tem três chances para erguê-la. O resultado final é obtido com as somatórias das marcas conseguidas pelos atletas no arranco e no arremesso. Em caso de empate, o vencedor é o levantador que possuir a menor massa corporal.
Em competições promovidas pela Federação Internacional de Levantamento de Peso, a forma de disputa é outra: são premiados os melhores atletas no arranco, no arremesso e ainda o dono da melhor somatória.

Regras
-
O peso é constituído de duas partes: barra e alteres. A barra pesa 20kg para os homens e 15kg para as mulheres, e cada altere tem 2,5kg.
A disputa na modalidade é dividida em duas partes: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta tem que retirar o aparelho do chão e erguê-lo sobre a cabeça em movimento único. Durante a subida, o levantador pode flexionar ou mover as pernas como desejar, mas deve voltá-las ao mesmo plano para finalizar o movimento.
O arremesso, por sua vez, é chamado de ‘dois tempos’, uma vez que o levantador suspende a barra até a linha dos ombros e depois o eleva acima da cabeça. Diferentemente do arranco, no arremesso o atleta deve manter os pés no mesmo plano no primeiro movimento e as pernas estendidas no segundo. No entanto, há uma variante em que é permitido colocar um pé na frente do outro e manter as pernas flexionadas.


CuriosidadeO Brasil nunca ganhou nenhuma medalha nessa modalidade

Provas
- Masculino (56kg, 62kg, 69 kg, 77kg, 85kg, 94kg, 105kg e acima de 105kg) e feminino (48kg, 53kg, 58kg, 63kg, 69kg, 75kg e acima de 75kg)


Local: Ginásio da Universidade de Aeronáutica e Astronomica de Pequim
Quadro de medalhas:

Um comentário:

Anônimo disse...

conclusão: Conseguimos alcançar o obejtivo do trabalho e adquirimos o conhecimento sobre a modalidade praticamente esquecida.